terça-feira, 2 de abril de 2013

Sincretismo,Liberdade religiosa, intolerância religiosa: O mundo realmente é plural?

Dia 23 de abril é o dia de São Jorge, que aqui em São Paulo é sincretizado com Ogun, o Deus do ferro e da guerra.

De certa forma, o sincretismo aqui no Brasil, permitiu que os cultos africanos pudessem sobreviver através dele. Se o escravo cultuava São Jorge, São Lázaro, Santa  Barbara, o seu senhor não reclamava, não impedia. Então, foi a forma que os escravos encontraram de camuflar o culto, e assim, puderam continuar cultuando os Orixás. Num passado, o sincretismo era algo necessário, hoje em dia não mais. Eu não sou a favor de sincretismos.
Na verdade, eu gostaria que todos pudessem ter o direito de expressar livremente a sua fé. Sem ter vergonha, nem medo, nem ter que fingir. Só que, aqui no Brasil, estamos quase chegando numa guerra santa, pois, existem seitas, igrejas e denominações que não respeitam as demais religiões, e atacam de forma direta e indireta quem é contrário às suas crenças. Eles atacam os cristãos de outras vertentes, os espíritas, os muçulmanos, os umbandistas, candomblecistas, enfim, eles não toleram as diferenças, em nome de uma fé cega e manipuladora.
Quem não se lembra do pastor que chutou a imagem de nossa senhora?
Quantos terreiros já foram invadidos por pessoas de outras crenças?
Quem se lembra do caso dos jogadores do santos que se recusaram a visitar uma creche por que era uma creche espírita?
Para você que é do candomblé, já deve ter passado pela situação constrangedora de alguém falar que você serve ao demônio, e não adianta tentar explicar que nós não acreditamos no demônio, por quê quem te acusa está tão cego e surdo em sua crença, que simplesmente não enxerga e não escuta a opinião do outro.

Primeiramente, nós que fazemos parte de minorias temos que prestar mais atenção nas pessoas que colocamos no poder. Infelizmente, no Brasil, política e religião se misturam sim.
Você não deve votar em partidos e legendas que discriminam a sua crença, ou em candidatos que dizem que você adora o demônio, ou querem aprovar leis que interferem no seu culto. Por questões óbvias.
Uma vez no poder, quanto mais pessoas que discriminam as outras religiões estiverem no congresso, mais facilidade eles terão para aprovar leis que interferem no estado laico. Em alguns anos, poderemos viver uma nova caça às bruxas, onde todos os que não professam as mesmas crenças da maioria, poderão ser perseguidos por esse pessoal bitolado.
Não pensem que essa perseguição é para te salvar do inferno não. Essa perseguição tem interesses principalmente financeiros.
Cada pessoa que é convertida para essas instituições religiosas ou seitas que pregam esse separatismo e essa discriminação de outras crenças, é mais uma pessoa que dá o seu dízimo. Então, quanto mais adeptos eles tiverem, mais a instituição religiosa fatura. Igrejas não pagam impostos, portanto, é muito fácil obter enriquecimento ilícito.
Antes de entregar seu rico dinheirinho na sacolinha, procure conhecer melhor o dirigente da instituição, se é uma pessoa idônea, se não esta sendo acusado de algum crime (estelionato por exemplo). Na dúvida, saiba que, Deus aceita que você o cultue dentro de sua própria casa, sem que você precise se converter a nada. Deus não precisa e não pede dinheiro para ninguém. Ele só quer que você seja um ser humano melhor.

Eu quero deixar claro que respeito quem respeita as minhas crenças. Não tente me converter, e nem tente vomitar as suas verdades em cima de mim, pois eu só debato com quem tem argumentos. Não voto em pessoas que discriminam negros, outras religiões e opção sexual das pessoas.


O que fazer caso seja vítima de preconceito religioso:
Neste artigo do Guia de direitos.org (clique AQUI para ler) você conhecerá as diversas formas de preconceito religioso e como fazer para denunciar cada caso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...