quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Hoje é dia de Obaluaiê, Atotô meu grande rei!

Bom dia!Hoje é 16 de agosto, dia de Obaluaiê.
Hoje quero prestar uma singela homenagem ao nosso grande Senhor e rei da Terra, Obaluaiê / Omolu.
O Orixá que é mais conhecido como Senhor das doenças e pestes que atingem a pele, é o Orixá  que tanto pode trazer a doença quanto a cura, dependendo do merecimento da pessoa.
Bem, eu sou suspeita em falar de Obaluaiê, pois é um Orixá que eu amo muito, assim, de graça.
Tenho o maior respeito por ele, e sou completamente apaixonada por essa energia.
No mês de agosto, a maioria das casas de candomblé celebra o Olubajé que seria o ato de aceitar e comer da comida do Rei. Nesse ritual, devemos nos alimentar do que nos é ofertado, e não fazer como algumas pessoas que por ignorância, pegam aquela comida, passam no corpo e colocam no balaio. Esse ritual não é para te limpar de algo, e sim para que você ao compartilhar do axé do Grande Rei, receba aquela energia em sua vida, essa energia pode vir como saúde, como prosperidade, ou como qualquer benção que seja de seu merecimento.
Obaluaiê é conhecido como um Orixá bastante severo, porém, um paizão para aqueles que sabem o respeitar e tratar essa energia da maneira correta.
Uma das lendas de Obaluaiê que eu mais gosto, é a que fala que Obaluaiê por ter muitas cicatrizes e problemas de pele, sempre andou coberto por palhas, por medo das pessoas se assustarem com sua aparência.
Um dia, estava acontecendo uma grande festa, com muitos Orixás, e Obaluaiê estava nessa festa, mas como ele só andava coberto de palhas, nenhuma mulher quis se aproximar dele.
Oya como sempre curiosa, notou aquele homem escondido embaixo das palhas, e resolveu tentar se aproximar. Como ele era muito fechado, e não se mostrou aberto a uma aproximação, ela resolveu fazer  ventar, e com isso, as palhas voaram, descobrindo-se que embaixo delas havia um homem muito belo, já sem cicatrizes, e todos se encantaram pela sua beleza.
Obaluaiê ficou muito feliz pelo feito de Oya, pois foi a única que não o discriminou pela sua aparência.
E resolveu dividir com ela os segredos do reino dos mortos.
A partir daí Oya Igbalè detém o poder sobre os Eguns, e os comanda com seu iruquerê, os afastando para o reino dos mortos.
Oya Igbalè é a rainha dos mortos, e grande paixão de Obaluaiê.

Desejo que todos possam ser merecedores das graças de Obaluaiê, o Senhor Rei da Terra, e que ele nos  traga sempre muita prosperidade, muita saúde, e principalmente muita paz em nossas vidas.
Atotò Ajuberù!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...